Pesquise - Não use acento nas palavras para pesquisar

Custom Search


segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

1 blogger

Dicas e Atividades - Semana Farroupilha

Curta no facebook | Siga no twitter

Que tal? Realize a RODA DO CHIMARRÃO: leve para a sala a cuia, a bomba, a erva mate e a garrafa com água para fazer uma roda de chimarrão. Pesquise junto a família ou comunidade: quais as ervas de chá que se colocam no chimarrão, qual o ritual em torno do chimarrão, o porque desse ritual, como é preparado o chimarrão.
.
Que tal elaborar um livro com os costumes e lendas do Rio Grande do Sul?
.
Dicas: Tire xérox do símbolo da bandeira (brasão) ampliado para pintar. Divida a folha com os risco na diagonal, para fazer a divisão das cores. Eles rasgam papel crepom das cores da bandeira e colam. Fica muito bonito! Também pode se fazer com massinha a cuia, o cavalo, o gaúcho, a prenda, o chapéu, a bota... Faça também uma trilha, onde eles tenham que chegar até a cuia de chimarrão. Que tal levar o chimarrão de verdade pra eles tomarem? A idéia da trilha dá pra fazer também com dois trajes: o do peão e o da prenda, para quando chegarem no final se vestirem.


Mais Idéias: Hora de envolver a turma com danças, lendas, músicas e poesias típicas. Trabalhe as cores da Bandeira (Verde, amarelo e Vermelho) e peça para os alunos trazerem utensílios típicos da cultura e indumentária gaúcha. Lembre-se de fazer comidas típicas (Sanduíche Farroupilha, Bolo de milho, Arroz Carreteiro, Arroz com Lingüiça, Banana a milanesa, sagu de uva, e claro, um bom churrasquinho!). Também pode se organizar um campeonato de danças gaúchas e uma roda de chimarrão, lembrando de que todos devem vestir roupas típicas (bombacha, lenço vermelho no pescoço, bota de couro e lindos vestidos de prenda), e claro, confeccionar um cavalo de pau e realizar muitas brincadeiras (vaca parada, peão, 5 marias e outras).
.
Faça também: Escolha um aluno da sala que irá deitar no chão e os outros irão desenhar a sua silhueta. Depois, recortam o boneco e começam a vesti-lo com a edumentaria gauchesca (bombacha, bota, ponche, chapéu...) As roupas podem ser de papel dobradura, crepom ou TNT. Fazem a roupa e vão colando no boneco.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |
Comentários
1 Comentários

1 Recados:

Anônimo disse...

Amei as atividades com sucata como e bom ter pessoas especiais e criativas que passam as ideias PARABENS

Pesquise o que está procurando AQUI, não use acento!

Custom Search
Equipe Gente Miúda Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Posts Relacionados